Nossa História

ComViver tem sua história dentro de histórias. Só é possível entender como ela veio a surgir se olharmos para algo que aconteceu lá no comecinho do século 21.

Silvio Urbano, um dos pioneiros do Programa Germinar, em meio a uma crise profissional e às buscas que o momento lhe pedia, encontrou no Programa de Formação de Consultores – O líder como um facilitador, da Adigo Consultores, algo que o mobilizou e o estimulou a proporcionar à outras pessoas a oportunidade de mudança que o programa oferecia.

Mas, como fazer isso? Como levar a outros públicos aqueles conceitos e práticas? Como expandir o que a Adigo fazia? Para responder essas perguntas, Silvio se juntou a outras pessoas que haviam participado da formação, entre elas Sandra Quinteiro, e o primeiro passo foi pedir autorização para os sócios da Adigo, que mais que autorizar, contribuíram muito, financeiramente inclusive, para que o Germinar deixasse de ser uma ideia e se transformasse num programa de enorme alcance.

Entretanto, apenas a vontade dessas pessoas não era suficiente para dar o corpo que a iniciativa precisava. Foi aí que o EcoSocial, acolheu e impulsionou o Germinar, de 2003 a 2015, oferecendo o aparato administrativo e os recursos financeiros que foram determinantes para a sua expansão.

Em 12 anos o Germinar chegou em quase todos os estados brasileiros e cruzou fronteiras, se firmando também na Argentina e no Chile. E nesse tempo muitas pessoas que passaram pelo programa se tornaram facilitadoras. E o Germinar crescendo cada vez mais. E é aqui que a história da ComViver começa a ser escrita, pois o programa, por conta de tanta expansão, pedia que fosse criada uma organização que pudesse acolher toda essa gente que passou a levar o Germinar para tantos lugares, tantas pessoas. Assim, em 10 de julho 2015 foi fundada a ComViver, que nasceu para ser a casa do Germinar e também de outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento de pessoas e organizações.

A ComViver conta com representantes em quase em todos os estados brasileiros, o que favorece a atuação em todo o território nacional.  Além dessa abrangência, atua também na Argentina, Chile e México, com parceiros locais alinhados com nosso propósito, visão e valores.

E esse é só o começo da história, pois a ComViver há muito ainda a fazer, sempre semeando autonomia, confiança e coragem social para transformar.