Nossa História

ComViver tem sua história dentro de histórias. Só é possível entender como ela veio a surgir se olharmos para algo que aconteceu lá no comecinho do século 21.

Silvio Urbano, um dos pioneiros do Programa Germinar, em meio a uma crise profissional e as buscas que o momento lhe pedia, encontrou no Programa de Formação de Consultores – O líder como um facilitador, da Adigo Consultores, algo que o mobilizou: proporcionar a outras pessoas a oportunidade de mudança que o programa oferecia.  Como a vida costuma ser pródiga em encontros, pouco depois fez com que ele conhecesse Ricardo Javier,  que estava participando da mesma formação. Javier queria levar aqueles conceitos e práticas para os públicos com quem trabalhava, agricultores no interior do Brasil. Numa conversa propôs: o que você acha de levarmos esses conteúdos para outras pessoas, que não tem acesso à Adigo e podem fazer muita diferença nos locais em que atuam?

Proposta aceita, o próximo passo foi pedir permissão aos sócios da Adigo para levar a formação Brasil afora. Mais que autorização, ganharam estímulo e partiram para a jornada. Nascia então o Programa Germinar – Desenvolvimento de Facilitadores, que em pouco tempo contava com outras pessoas que contribuíram para fortalecer o impulso. Entre elas, Sandra Quinteiro, que, desde então, é uma incansável facilitadora do Programa.

Entretanto, apenas a vontade dessas pessoas não era suficiente para dar o corpo que a iniciativa precisava. Foi aí que o EcoSocial, acolheu e impulsionou o Germinar, de 2003 a 2015, oferecendo o aparato administrativo e os recursos financeiros que foram determinantes para a sua expansão.

Em 12 anos o Germinar chegou em quase todos os estados brasileiros e cruzou fronteiras, se firmando também na Argentina e no Chile. E nesse tempo muitas pessoas que passaram pelo programa se tornaram facilitadoras. E o Germinar crescendo cada vez mais. E é aqui que a história da ComViver começa a ser escrita, pois o programa, por conta de tanta expansão, pedia que fosse criada uma organização que pudesse acolher toda essa gente que passou a levar o Germinar para tantos lugares, tantas pessoas. Assim, em 10 de julho 2015 foi fundada a ComViver, que nasceu para ser a casa do Germinar e também de outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento de pessoas e organizações.

A ComViver conta com representantes em quase em todos os estados brasileiros, o que favorece a atuação em todo o território nacional.  Além dessa abrangência, atua também na Argentina e Chile com parceiros locais alinhados com nosso propósito, visão e valores.

E esse é só o começo da história, pois a ComViver há muito ainda a fazer, sempre semeando autonomia, confiança e coragem social para transformar.