Programa Germinar

O Programa Germinar é uma formação que proporciona caminhos de desenvolvimento individual que ampliam a consciência e permitem a construção de ambientes sociais saudáveis.

Criado em 2003, a partir da iniciativa de alguns profissionais que haviam passado pela Formação de Consultores da Adigo e entendiam que os conteúdos e metodologia ali experimentados poderiam expandir seu alcance e se transformar em importante ferramenta para a conscientização e formação de lideranças sociais e empreendedores locais.

Incentivada pela Adigo, acolhida e apoiada pelo EcoSocial, a ideia concretizou-se com a realização das primeiras turmas no interior da Bahia, que marcaram o inicio dessa história de sucesso. Atualmente é o principal programa da ComViver.

Ao longo de sua trajetória, o Germinar:

  • Teve mais de 3000 pessoas que passaram pela formação.
  • Formou mais de 40 facilitadores e facilitadoras do programa, o que possibilita a realização cerca de 20 turmas por ano.
  • Realizou turmas em mais de 40 locais, distribuídos em 14 estados, Distrito Federal e em 2 países da América Latina (Argentina e Chile)

Estrutura

O Programa acontece em 5 módulos, em regime de imersão, com intervalo médio de 2 meses:

Módulo 1 – Entendendo a facilitação de Processo: Visa a compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.

Módulo 2 – Conhecendo as organizações: Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional.

Módulo 3 – Entendendo a Dinâmica dos Conflitos: Trabalha o fenômeno conflito, identificando suas características, possíveis consequências e como atuar nessas situações.

Módulo 4 – Fazendo Acontecer: Aplica os conceitos aprendidos para atendimento e elaboração de planos de ação para clientes externos, a partir de situações reais trazidas pelos clientes.

Módulo 5 – Biografia do Ser Humano: Com a análise da biografia como ferramenta de autoconhecimento, o participante elabora um plano de ação para os próximos 04 anos.

A formação tem por base a Ecologia Social com abordagem Antroposófica.

A assimilação dos conteúdos é trabalhada em três níveis:

  • Compreensão (pensar)
  • Vivência (sentir)
  • Prática (querer)

Investimento

Um dos princípios do Germinar é favorecer a participação de todos que tem a vontade de vivenciar o processo. Por isso, temos um jeito diferente de lidar com os aspectos financeiros do programa.

Utilizamos o princípio da fraternidade econômica, por entender que uns podem mais e outros menos. Neste sentido, as condições para favorecer a participação de todos são criadas a partir de uma reflexão individual sobre suas condições financeiras.

É uma relação de confiança mútua, porque é o participante que diz o quanto vai pagar.

Clique aqui para ver o calendário das turmas do Programa Germinar