Solène Tricaud

Formei-me na França, meu país de origem, como engenheira em agronomia e desenvolvimento rural. Nessa época, pude vivenciar e estudar diversas realidades no Nepal, no Benin e no Brasil, provocando questionamentos quanto ao meu papel e poder de atuação. O mestrado em desenvolvimento territorial e meio ambiente me permitiu aprofundar de forma interdisciplinar a complexidade das relações entre sociedades e natureza, e compreender processos possíveis de mudanças.

Desde 2011 no Brasil, trabalhei como formadora em oficinas e cursos sobre temáticas como sistemas agroflorestais, agroecologia, segurança alimentar e nutricional, junto ás ONG Grupo Semente e Instituto Centro de Vida. Adquiri experiências em gestão e desenvolvimento de projetos e de grupos e facilitação de processos. Experiências que ganharam força e sentido com a minha formação no Programa Germinar em 2012, e na minha atuação como assistente (2016) e facilitadora (2018) do Programa no interior mato-grossense.

Atualmente me dedico a projetos socioambientais no Mato Grosso, ao desenvolvimento de indivíduos e organizações, junto a agricultores familiares e comunidades tradicionais do Cerrado e da Amazônia.

Hoje, como associada da ComViver, busco pontes para me conectar com outros empreendedores de mudanças, com suas ações e sonhos na criação de relações culturais, políticas e econômicas mais justas e saudáveis.