Tereza Neide Nunes Vasconcelos

Tereza

Sou uma geóloga, que após anos de expedições por cerrados e florestas, estudando e descrevendo solos e paisagens de Mato Grosso, estendeu seu olhar à integralidade das relações homem x natureza, e nesse afã, por mais de 20 anos integrou a equipe técnica do Zoneamento Socioeconômico de Mato Grosso, instrumento definidor de políticas públicas de ordenamento do território mato-grossense.

Ao levar o instrumento à sociedade, deparou-se com a injusta apropriação e degradação dos potenciais naturais por determinados setores, em detrimento de populações tradicionais como indígenas, quilombolas, agricultores familiares, pantaneiros, dentre outras, que seguem marginalizadas e ameaçadas pelo avanço econômico sobre seus territórios, culturas e modos de vida.

Nesse momento conheceu o Germinar e viu no programa uma possibilidade de interferir no processo de forma mais efetiva e harmônica, levando consciência e coragem a essas populações para a necessária transformação social em direção a um futuro mais equilibrado. A partir daí vem se preparando e concentrou sua atuação para expandir o Programa em Mato Grosso, contribuindo com a formação de mais de uma centena de pessoas.