Wilson Bispo

Sou consultor e facilitador em processos de mudanças e de desenvolvimento. Carrego o espírito cauteloso, crítico e curioso de jornalista, profissão que exerci por cerca de 15 anos, maior parte deles dedicados à temas socioambientais. A especialização em Meio Ambiente & Sociedade me trouxe um olhar sistêmico, holístico e sócio-político para as dinâmicas sociais e despertou o sentido de urgência de olharmos para novas formas de nos relacionarmos com as pessoas e com o mundo.

Tive oportunidade de atuar em todos os três setores e aprender sobre a complexidade social e organizacional aprofundando em temas muito diversos e abrangentes como Consumo Consciente, Políticas Públicas para Mulheres, Investimento Social Privado, Responsabilidade Social Empresarial, entre outros. Foi em meio à essa pluralidade que vi que meu papel de intermediário passou a ser requisitado de outra forma, não mais só levando e trazendo informações para o público e diferentes organizações, mas intermediando o diálogo, o desenvolvimento e a e a construção dessa crescente demanda de mudanças.

Venho desde então me dedicando à metodologias dialógicas e participativas das mais diversas. Mas foi na Antroposofia que encontrei base para unir o concreto e o sutil dos processos sociais e do Ser Humano. Sou facilitador do Programa Germinar desde 2013, membro fundador da ComViver e sócio da consultoria Tistu, onde tecemos saberes para uma sociedade em transição e encorajamos beleza, sentido e espiritualidade em indivíduos e iniciativas.