Renata Zambonim

Sou Bióloga, com mestrado em Manejo de Recursos Florestais (UFSC), e formação complementar nas áreas de etnoecologia, conhecimentos tradicionais, cartografia social, pedagogia social. Esses estudos e buscas nessas áreas me propiciaram transitar entre as ciências naturais e sociais, percebendo e buscando contribuir nas relações das pessoas junto ao meio onde vivem.

Participo do Coletivo Iandê Ecologia Social, atuando em projetos com comunidades ditas tradicionais – indígenas, quilombolas, pescadores, marisqueiras, artesãs de fibra florestal (cipozeiras, arumazeiras, por exemplo), entre outros. E também com grupos de educadores, lideranças locais e jovens, incluindo comunidades ligadas a unidades de conservação.

Tenho formação em Pedagogia Waldorf, atuando em apoio pedagógico e organizacional em diferentes iniciativas de base comunitária. Sou membro da Rede Aliança pela Infância, em núcleo que está promovendo o estudo da Pedagogia de Emergência na região de Salvador.  Sou facilitadora no Programa Muitação com jovens em vulnerabilidade social e no Programa Germinar.

Tenho sempre em pauta o desejo de contribuir nos processos que deem visibilidade e voz para as comunidades com quem estou envolvida.

Comvivo na Associação ComViver.